segunda-feira, 2 de julho de 2007

Raio-X com Nodes - Tutorial!

Aqui eu vou mostrar como fazer esse efeito muito legal de raio-x usando o nodes, o efeito vc vê no video abaixo:



o tutorial está logo abaixo



primeiro vamos criar uma cena simples, para fazer o exemplo do video, mas pra objetos mais complexos que uma esfera é a mesma coisa.

• no layer 1 crie uma esfera e aplique agum mateiral, no meu caso coloquei um amarelo.
• no layer 2 crie o objto que ficara dendro da esfera, eu usei um cubo azul.
•duplique a esfera no primeiro layer, deixa ela só um pouquinho menor( apenas pra não ficar sobreposta) e jogue ela no layer 3.
• no layer 4 coloque as lampadas, uma delas deixe sem o "Ray shadows"




agora selecione a esfera do layer 1 e coloque o cursor exatamente em seu centro use o Snap ( Shif+S > cursor to selection )



agora adicione um Empty,




esse empty vai servir de guia para a textura do raio-x, vai ser com ele que movimentaremos o "raio".


Agora selecione a esfera novamente e adicione uma textura do tipo Blend, aperte o "flip XY" mude as cores para preto e branco, o preto deixe com alpha zero e configure pra que fique assim:





agora na tela de materiais configure dessa forma, deixe o alpha em zero, ative o Z-transp ( ou o ray-transp), no 'Map to' ative o Alpha 2 vezes acione o 'spec' e desative o 'Col' :





na aba 'Map imput' selecione "Object" e defina o Empty como guia para a textura:




Depois disso vá para o layer 3 selecione a copia da esfera e nos materiais aperte o "2" ao lado do nome do material pra que ela tenha um material individual mas mantenha a mesma textura, nesse novo material apenas deixe o slider do alpha 1.000, no 'Map to' desaive o Alpha e ative o Col. se preferir deixe esse material sem muito spec, essa esfera vai ser a mascara do efeito.




Pra testar mova o Empty e renderize pra ver como a textura se move.

Agora vá na aba do "Render Layer" no Render Buttons ( F10) e crie 3 render layers;

• um para a esfera (layer 1) + iluminação (layer 4)


• um para o cubo (layer 2 ) + iluminação ( layer 4)


• e um para a mascara (layer 3 ) + iluminação (layer 4)



Agora vamos para o Nodes, abra a tela do nodes e Ative os 3 botoes que estão marcados na figura ( Composition Nodes, Use Nodes, e Backdrop)

carregue os 3 Reder layers e adicione um 'AlphaOver'.





ligue o layer da esfera e o do cubo no AlphaOver, adicione um "Viewer" ( Add > Output > Viewer ) para poder ver o que está acontecendo.



Você pode ver que o cubo fica atraz da esfera, e se inverter a ordem de sobreposição ele fica totalmente a frente, para arrumar isto e dar o efeito que o cubo está dentro da esfera vamos usar a mascara como fator de influência dessa sobreposição.

Antes de ligar o layer da Mascara no 'Fac' do AlphaOver adicione um ColorRamp (Add>Convertor>ColorRamp) na saida dele e configure que para que fique mais ou menos como na figura, então ligue a saida do ColorRamp ao 'Fac' do AlphaOver pra que ele sobreponha os layer somente na faixa da textura.



Agora vamos fazer o efeito de brilho do raio-x, pra isso adicione mais um colorRamp na saida da mascara e configure para que ele deixe apenas a faixa branca a mostra, pra isso aproxime bem o marcador das duas cores, depois disso mude o branco pra a cor que você queira seu efeito, eu coloquei um azul mesmo.



se você olhar bem a faixa deve obsrvar que ficou com bastante serrilhado, isso deixa um aspecto ruim na imagm final, pra contornar isso eu coloquei um filtro Blur (Add>Filter>Blur) na saida do ColorRamp:



Feito isso adicione um 'Mix' (Add>Color>Mix) e altere a mesclagem de 'Mix' para ADD e ligue a saida do AlphaOver da esfera+cubo com a saida da faixa azul,( isso serve pra mesclar as duas imagens com "ADD" igual nos soft de edição de imagem) eu coloquei um valor de 0.60, mas isso fica a gosto de cada um.



E por ultimo adicone mais um Mix e altere a mesclagem para Dodge, nela mescle a saida do ADD com a imagem da mascara:




Pronto!

Agora é só animar o empty pra ver o efeito!


fiz este tutorial com base neste topico do forum Blender Artist
fim =)

Um comentário:

Leandro disse...

valeu cabron, você é de mais.