Tutorial de Nodes - efeito glow
Neste tutorial eu vou mostrar como fazer o efeito de glow usando o composition nodes do Blender, um efeito que da um visual bem legal na imagem e é bem simples de se fazer.
para lêr o Tutorial
A cena que eu fiz pra dar esse exemplo é bem simples.. uma esfera com alguns vertices puxados e 4 lampadas espalhadas pela cena, material azul simples.
Feito isso nós abrimos o Nodes:
![](http://1.bp.blogspot.com/_rLN9L2c9-_4/Ruw_EQddF7I/AAAAAAAAAO0/6fBrmGlVxbs/s200/nodes.jpg)
Dentro dele aperte Shift+ESPAÇO para termos mais area de visão, feito isso na tela do Nodes apertamos os botões indicados na figura:
![](http://3.bp.blogspot.com/_rLN9L2c9-_4/RuxBKwddGAI/AAAAAAAAAPc/cGcb-wAdtPY/s200/123.jpg)
O Backdrop serve pra que nós possamos ver o resultado dentro da propria tela do nodes atravez dos "Viwer".
Feito isso adicione um Viewr ( ADD > Output > Viwer );
Agora ligue a saida 'image' do RenderLayer na entrada 'image' do viwer, a imagem do render deve aparecer na tela. (se não aparecer renderize a cena novamente)
![](http://4.bp.blogspot.com/_rLN9L2c9-_4/RuxHeAddGHI/AAAAAAAAAQU/xLdEQacoArI/s200/Clipboard01.jpg)
Você pode mover os Nodes com o botão do meio do mouse e a imagem do render com Shift+botao do meio do mouse.
Ok, feito isso vamos duplicar o render layer pra podermos gerar o glow, para isso selecione o RenderLayer a duplique com Shift+D, crie outro viwer tambem.
![](http://3.bp.blogspot.com/_rLN9L2c9-_4/Ruw_EwddF9I/AAAAAAAAAPE/7X5A2ZrM27M/s200/2.jpg)
Agora adicione um ColorRamp ( Add > convertor > ColorRamp ), ele serve para mudar a cor da imagem permitindo deixar cores trasparentes tambem, vai ser assim que vamos criar o efeito.
Ligue a saida 'image' do RenderLayer na entrada 'Fac' do ColorRamp, depois a saida 'image' do colorRamp na entrada 'image' do viwer para acompanhar com está ficando. O proximo passo e deixar a cor preta do colorRamp transparente dando valor zero no alpha pra ela:
![](http://4.bp.blogspot.com/_rLN9L2c9-_4/Ruw_FAddF-I/AAAAAAAAAPM/o0_fNNEbMd8/s200/3.jpg)
Agora diminua a distância ente as cores do ColorRamp para aumentar o contraste entre elas, fazendo assim com que o branco se destaque:
![](http://4.bp.blogspot.com/_rLN9L2c9-_4/Ruw_FAddF_I/AAAAAAAAAPU/zEGCYLtMMhc/s200/4.jpg)
O proximo passo é adicionar um filtro do tipo Blur ( Add > Fliter > Blur ), ligue nele a saida 'image' do colorRamp, altere as configurações do Blur a vontade, no meu caso eu mudei o tipo de Blur para 'gauss' e deixei "X" e "Y" com valor 10.
![](http://4.bp.blogspot.com/_rLN9L2c9-_4/RuxBLAddGBI/AAAAAAAAAPk/lD7cuVaj9xU/s200/5.jpg)
Este é o nosso Glow, agora vamos por ele sobre a imagem, para isso adicione um AlphaOver ( Add > Color > AplhaOver ), ligue nele a saida 'image' do RenderLayer que nós não mechemos na entrada 'image' de cima e a saida do Blur na entrada 'image' de baixo, depois a saida do AlphaOver em um viwer para ver como está ficando:
![](http://1.bp.blogspot.com/_rLN9L2c9-_4/RuxBLQddGCI/AAAAAAAAAPs/oAjC9EEbgAw/s200/6.jpg)
O efeito está pronto, o que você pode fazer agora e dar uma refinada na imagem com mais alguns nodes, nesse exemplo eu coloquei mais um brilho/contraste ( Add > Color > Brigth/Contrast) e um RGB Curves ( Add > color > RGB Curves , o RGB Curves (como o nome diz) permite vc mudar a tonalidade das cores usando curvas separdas em RGB, nesse caso eu alterei a curva azul ( B ) dexando a cena com um tom mais amarelado.
![](http://2.bp.blogspot.com/_rLN9L2c9-_4/RuxBLgddGDI/AAAAAAAAAP0/jH-zQefYUoE/s200/7.jpg)
Pra finalizar nós temos que ligar a ultima saida da iamgem no 'composition' para que o nodes tenha efeito no render, e no painel de renderização F10 ativar o botão 'Do Composite'.
![](http://2.bp.blogspot.com/_rLN9L2c9-_4/RuxBLgddGEI/AAAAAAAAAP8/iYHNPatSh1w/s200/8.jpg)
Agora é só renderizar que o render vai puxar os efeitos do nodes a cada renderização.
Espero que este tutorial em bora simples seja útil para vocês.
para quem quiser o arquivo de exemplo está AQUI.
Um comentário:
Excelente! Muito obrigado pela ajuda. Vou tentar reproduzir e depois te mostro o resultado... ;)
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