sábado, 23 de junho de 2007

Tutorial - Ivy-Generator + Blender

O Ivy-Generator é um soft usado pra criar plantas em 3d mas especificamente "trepadeiras" ele é free e pode ser baixado neste site : Ivi-Genertaor

Algumas imagens:






Tutorial, Ivy-Generator + Blender


Agora vou fazer um tutorial de como usar ele em conjunto com o Blender...


Primeiro faça algum objeto que vc queira q receba as trepadeiras, um muro uma coluna, enfim.. o que quiser, mas lembrando que objetos com muitos detalhes vão acrescentar tempo na hora do Ivy calcular a planta.

Eu vou usar este modelo pra exemplo:



Deposi de feito o modelo selecione as partes que fazem parte dele ( se for mais de um objeto ) e vá no menu File > Export e escolha " Wavefront OBJ ":





Depois de dar um nome pra o arquivo na tela que aparecer aperte os botões: "Normals" e "Triangulate" , isso serve pra o Ivy interpretar a malha da maneira correta, de um "OK".





Pronto.

Agora abra o Ivy-Generator, pra isso depois de baixa-lo não é necessário instalalo, dentro da pasta entre na subpasta "bin", lá vai ter um aplicativo chamado "Ivy-Generator":





Execute ele e o programa se abrira, esta é a tela do Ivy:





Agora os comandos pra navegar pela interface:

Botão esquerdo --> Rotaciona a câmera.
Botão direito --> Zoom
Shift+ LMB* --> Rotaciona o ponto de visão
Ctrl + LMB --> Pan ( arrasta a visão )

*LMB = botão esquerdo do mouse


Agora clique no botão que está na parte de cima dos botões "Import obj+mlt" , procure o arquivo .obj que você salvou e abra:

Ele deve aparecer na Grid.



Se algo estiver parecendo estranho nas cores como partes muito pretas você pode clicar no botão "flip normals" pra inverter as normais.


Agora pra colocar a trepadeira você presisa indicar onde ela vai nascer, pra fazer isto você presisa dar dois cliques em algum lugar do cenário, um quadradinho verde deve aparecer. Porem se você não posicionar este quadradinho perto do seu modelo não tem como a planta crescer e se "grudar" no seu modelo, então tente posicionar o ponto em um lugar proximo do seu modelo, eu o posicionei perto da base:






Depois aperte o botão "Grow" e observe sua planta crescer, se você não gostar do resultado ou achar que está bom aperte novamento o " Grow " pra que o crescimento pare.





Se o resultado não for te agradar você pode reposicionar o ponto de inicio e dar um "Grow" novamente, dessa vez eu posicionei ele mais pra cima e obtive um resultado que me me agradou mais:



Aqui tem uma imagem retirada do forum da 3D1 onde explica o que faz cada slider:



Agora vem a prte que o Ivy gera a planta baseado neste caminho, pra isso você presisa apertar o botão "birth" que fica na parte de baixo dos botões e dependendo da sua resolução da tela vai presisar arrastar a janela mais pra cima pra que ele possa ser visto:





Depois de apertar o botão o Ivy vai gerar a malha da planta, essa parte pode demorar um pouco depedendo do seu computador e do tamanho da planta gerada, depois de criado ele mostra ela no modelo assim:




Agora aperte o botão "export obj+mlt" que fica lá em cima e escolha um lugar pra salvar o modelo.

Devolta ao Blender vá no menu File > Import > Wavefront OBJ:




selecione seu arquivo e importe, na janela que se abrir de um "OK":




se tudo estiver como antes a malha da trepadeira vai ficar exatamente no lugar especificado, mas vc pode fazer algum ajuste do tamnaho com o scale se presisar:




Agora um observação, esse modelo fica um tanto pesado pra certos computadores, pois ele tem muitos vertices nesse meu exemplo a planta tinha mais ou menos 150 mil vertices, isso porque o Ivy gera dois tipos de folhas, o que vc pode fazer e selecionar um dos objetos que serverm de folhas e deleta-lo:





Agora você vai ter 2 objetos: 1 pra as folhas e um para o caule.
Esse obejetos já vem mapeados com UV e usando as texturas da bilioteca do Ivy mas por alguma razão pelo menos aqui ele não consegue abrir as texturas, então tudo que você presisa fazer é recarregalas apontando pra pasta onde elas estão: Ivy generator > Textures escolha uma das folhas e carregue.

Aperte os botões "Use Alpha" e ative o "Alpha" na visualização. (isso na tela de texturas (F7) )


na tela de materiais (F5) configure assim:





Para o caule da planta vai ser presiso recarregar a textura novamente tambem, na mesma pasta das folhas a tectura dele tem o nome de ~branch.png


depois configure uma cena, arrume as luzaes e renderize pra ver como ficou, eu fiz uma bem simples apenas pra testar, ficou assim:




Pronto.

Por hora é isso no proximo tutorial eu explico como configurar a textura pra renderizar com o YafRay.


Aqui tem um pacote complementar de texturas das folhas com mais alguns modelos e os mapas de aplha, normalmap, ref e etc.. vale a pena baixar, porque pra renderizar no Yafray essas texturas são necessárias.

=)



5 comentários:

Anônimo disse...

o tutorial nao esta a dar para ver...:S

Fábio disse...

aqui abre normalmente..é só clicar no link

Unknown disse...

vc disse que ele gera dois objetos de folha, como faço para deletar um deles, pois ele é um objeto inteiro, nao consigo selecionar folha e caule.

Fábio disse...

olá, me adicione no msn que eu tento explicar.

Anônimo disse...

eu to tentando instalar o ivy generator, mas não vai!!!

aparece a mensagem "O ivygenerator.exe parou de funcionar"

ME ajudem por favor, preciso muito desse software, vai me ajudar muito no serviço.

vlw galera!